Visando maior segurança de suas contas, a grande maioria dos serviços e recursos de tecnologia se utilizam de uma forma de autenticação dupla, conhecida como 2FA (Two-Factor Authentication), 2SV (2-Step Verification) ou MFA (MultiFactor Authentication).
Ao ativar um recurso autenticação dupla em suas contas, acessos realizados em dispositivos não antes autenticados, ou mesmo a cada novo acesso, o serviço ou recurso pode pedir que o usuário realize um novo passo para obter acesso a ele. Essa confirmação pode ser através de uma mensagem de confirmação no celular, um código numérico recebido por SMS ou e-mail, uma confirmação em um aplicativo instalado no celular ou até uma ligação telefônica informando um determinado código para ser digitado no processo de autenticação.
A seguir, seguem as bases de conhecimento de como ativar autenticação de 2 fatores nas contas em alguns serviços mais comuns:
- Facebook: https://web.facebook.com/help/148233965247823
- Instagram: https://help.instagram.com/566810106808145
- Twitter: https://help.twitter.com/pt/managing-your-account/two-factor-authentication
- Google: https://support.google.com/accounts/answer/185839?hl=pt-BR
- Microsoft: https://support.microsoft.com/pt-br/office/c97b3170-2c05-44a6-9c7d-15953ff2a024
Lembre-se que contas nominais são chamadas assim pois elas identificam o operador que está acessando esse recurso, e por isso esse acesso não deve ser compartilhado com outras pessoas, o titular desse acesso é responsável pela segurança dele.