O ambiente de colaboração do Google não permite que documentos, pastas e outros recursos sejam compartilhados de forma restritiva (quando não é feito através de um link público) para contas que não estejam presentes em alguma plataforma Google.
Para empresas que utilizam exclusivamente o ambiente Microsoft 365 Business, a solução mais eficiente para empresas com menos de 100 usuários é que, para os usuários que necessitem receber algum compartilhamento, que se cadastrem no Google Workspace Essentials Starter, essa conta não possui custos e pode ser feita no endereço https://workspace.google.com/essentials/
Pontos de atenção:
- Como existe um limite de contas gratuitas disponíveis por domínio, somente efetue o cadastro de sua conta quando for necessário;
- Essa ativação deve ser feita pelo próprio usuário, não é possível ser feita por terceiros por depende da autenticação do próprio usuário no ambiente do Google;
- Não é possível eliminar contas de terceiros, caso o número de contas excedam o limite, mesmo que com saída de usuários da empresa, a empresa precisará mover para o plano pago para que seja possível ter novas contas no Google.