Uma grande dificuldade dos grupos do Google Workspace é a impossibilidade de gerar relatórios de permissões em planos que não possuem recursos avançados de auditoria. Para resolver esse problema, o projeto Google Apps Manager (GAM) oferece soluções avançadas de gerenciamento do seu Google Workspace, aproveitando, também podemos gerar um relatório extenso dos usuários existentes no Workplace.
Para fazer isso, você precisa instalar e configurar o GAM Advanced, eles estão disponíveis para distribuições Linux, macOS e Windows.
Para gerar um relatório de usuários e suas informações, pode-se usar o seguinte comando no PowerShell:
.\gam report users > "users-report-$(get-date -f yyyy-MM-dd).csv"; certutil -hashfile "users-report-$(get-date -f yyyy-MM-dd).csv" MD5; get-date
Para gerar um relatório de permissões de grupos e seus membros, pode-se usar o seguinte comando no PowerShell:
.\gam print groups allfields members manager owners > "groups-report-$(get-date -f yyyy-MM-dd).csv"; certutil -hashfile "groups-report-$(get-date -f yyyy-MM-dd).csv" MD5; get-date
Esses comandos irão gerar os relatórios completos em formato CSV na pasta da aplicação, exibir o hash MD5 do arquivo na tela e a data e hora atual, para fins de auditoria.
Essa ferramenta também permite alterar permissões, usuários e outros recursos do Google Workspace, tudo através de comandos.