Ao substituir o teclado de um notebook, em determinados modelos é normal que ocorram falhas nas teclas de interrogação (?) e barra (/). Isso ocorre por serem necessários pequenos ajustes no notebook para que haja total compatibilidade entre hardware e software, principalmente quando os teclados não são desenvolvidos pelas suas fabricantes originais ou não foram instalados no mesmo modelo de notebook para o qual foram fabricados.
As soluções abaixo são recomendadas para resolver problemas comumente encontradas em modelos de notebooks da Dell e Lenovo, adote elas de acordo com seu sistema operacional.
Sistema Windows
Execute o arquivo de registro presente no anexo "fixteclado Dell e Lenovo.zip".
Sistema Linux Debian
Execute o comando $kev para você descobrir o keycode da tecla, ele mostrará algo assim ao digitar a tecla que não funciona. No resultado demonstrado abaixo, a tecla pressionada tem o código 105:
KeyRelease event, serial 38, synthetic NO, window 0x4a00001,
root 0x166, subw 0x0, time 2468904, (82,70), root:(1174,128),
state 0x4, keycode 105 (keysym 0x2f, Control_R), same_screen YES,
XKeysymToKeycode returns keycode: 97
XLookupString gives 1 bytes: (1f) “”
XFilterEvent returns: False
Para definir no sistema que o keycode 105 se refere as teclas "/" e "?", execute:
$xmodmap -e “keycode 105 = slash question slash question degree questiondown degree”
Para salvar esse comando no mapeamento do teclado, execute:
$echo “keycode 105 = slash question slash question degree questiondown degree” >>~/.Xmodmap
Para executar o mapeamento do teclado sempre que o sistema operacional for iniciado, execute:
$echo “xmodmap ~/.Xmodmap” >>~/.bashrc
Fontes: