O programa SerproID Desktop, requerido para usuários que utilizam o certificado em nuvem A3 da Serpro, adiciona em seu processo de instalação uma tarefa agendada no Windows, que executa periodicamente. Essa tarefa tem o nome de "Atualização SerproID", mas parece estar mal implementada, pois a tarefa é executada utilizando o usuário que fez a instalação, além de essa execução abrir um prompt de comando para efetuar sua execução.
O resultado dessas variáveis provoca a interferência visual na tela do usuário e a retirada de foco da janela ativa em que o usuário estaria trabalhando no momento.
Para resolver esse problema, pode-se mudar a tarefa "Atualização SerproID" no Task Scheduler para ser executado usando o usuário SYSTEM ao invés de utiliza o usuário logado. Outra opção é alterar a tarefa para executar quando o usuário se logar ou bloquear a sessão ao invés de fazer diariamente em um horário específico.
Note que não foi possível comprovar a eficácia da tarefa (se ela atende o objetivo de fazer o que se esperava que ela fizesse) ao ser executada utilizando o usuário SYSTEM.