Ao configurar o WordPress, o servidor web pode precisar de acesso de gravação aos arquivos para evitar que falhem processos como instalação de plugins e temas, envio de imagens e configurações específicas.
Para realizar a liberação das permissões, você pode se utilizar de alguma aplicação FTP po SFTP, mas para uma manutenção mais rápida, mostraremos os comandos que podemos executar no shell de um servidor (pode ser acessado feito por SSH terminal ou qualquer outra forma de acesso ao console do servidor). Os acessos devem ser feitos a partir do public_html ou equivalente, inclusive esse diretório.
Comando para dar propriedade dos arquivos ao usuário e grupo do servidor web:
chown <webserver user>:<webserver user> -R *
Comando para alterar permissão dos diretórios para 755 (leitura + escrita + execução para o proprietário do arquivo e leitura + execução para o grupo e para qualquer usuário):
find . -type d -exec chmod 755 {} \;
Comando para alterar permissão dos arquivos para 644 (leitura + escrita para o proprietário do arquivo e leitura para o grupo e para qualquer usuário):
find . -type f -exec chmod 644 {} \;
Após toda configuração, você pode restringir os direitos de acesso, de acordo com o manual de reforço de segurança do WordPress. Todos os arquivos, exceto o diretório wp-content, devem ser graváveis apenas pela sua conta de usuário, e o diretório wp-content deve ser gravável por <webserver user> também.
Colocando seu próprio usuário como proprietário:
chown <username>:<username> -R *
Colocando o usuário do servidor web como proprietário do wp-content:
chown <webserver user>:<webserver user> wp-content
Talvez você queira alterar o conteúdo em wp-content mais tarde. Neste caso você pode utilizar o usuário <webserver user> como um sudoer, ou conceder acesso de gravação a um grupo e ter seu usuário <username> e o usuário do servidor web <webserver user> nesse grupo, e definir a permissão 775 para diretórios e 664 para arquivos.
Fontes: