Você pode desabilitar recursos que não utiliza ou que atrapalham o funcionamento de outros aplicativos usados nos relógios da Samsung baseados no sistema Wear OS, como o Galaxy Watch4 e Watch5.
Para isso, basta seguir as operações a seguir:
Em Configurações > Sobre o Relógio > Software > clique na “Versão software” 5 vezes para habilitar o modo de desenvolvedor.
Em Configurações > “Opções do Desenvolvedor” habilite as opções “Depuração ADB” e “Depurar por Wi-Fi”, e ainda na opção “Depurar por Wi-Fi”, anote o IP e porta que ele informa.
Em Configurações > Visor > defina o “Tempo limite da tela” para 1 minuto.
Baixe o app “Bugjaeger Mobile ADB” no Google Play Store em um dispositivo Android.
Conecte o aplicativo “Bugjaeger Mobile ADB” no celular Android ao Galaxy Watch utilizando o IP e porta exibidos no item “Depurar por Wi-Fi”.
Dentro do aplicativo “Bugjaeger Mobile ADB”, no menu “Packages”, você pode pesquisar e desabilitar pacotes carregados no celular, como o Samsung Pay e o Bixby. Basta clicar na lupa para fazer a pesquisa, clicar no menu do resultado desejado e selecionar “disable”.
Para desabilitar o modo de desenvolvedor, vá novamente em Configurações > Sobre o Relógio > Software > e clique na “Versão software” para reverter para o modo normal.
Essa dica também pode ser utilizada para desativar pacotes de aplicativos nativos de outros dispositivos Android, não só baseados em Wear OS mas também em sistemas para TV e para celulares, e através do aplicativo Bugjaeger Mobile ADB você pode também efetuar outras ações, como instalar aplicativos de pacotes APK que não estão disponíveis no Google Play Store.
Aplicativos recomendados a desativas no Watch6: Bixby Voice, Messages (aplicativo de SMS do Google), Samsung Wallet
Aplicativos recomendados a desativar no S22: Bixby Voice, Samsung Free
Fontes: